.

.

06/05/2010

2 5 dicas para fotografar crianças

Quem tem filhos ou convive com crianças tem vontade de fotografar varias vezes ao dia! Hoje darei algumas dicas de como fotografar crianças de forma espontânea e natural. Atento aos pequenos detalhes que podem fazer a diferença para se conseguir fotos originais e criativas.

1 – O ambiente
A melhor maneira de fotografar crianças é deixa -las a vontade em um ambiente que lhe seja natural. Por isso, a própria casa, o parquinho ou a praça em que a criança costuma brincar, são ambientes ideais para fotografar. Evite porem, o excesso de brinquedos para não “poluir” a foto.

2 – A luz e o flash
Procure deixar a criança em um ambiente bem iluminado, porem com luz filtrada por uma cortina ou com luz indireta; á sombra de uma arvore ou em uma varanda por exemplo. Não deixe que a criança fique com o sol incidindo direto sobre ela. Pois, o sol cria sombras e incomoda a criança.

Desligue o flash. O uso do flash destrói a luz natural do ambiente que é bem mais bonita e dá personalidade modelando o rosto da criança com luzes e sombras delicadas.

3 – O que fotografar
Crianças são naturalmente espontâneas, são geralmente nestes momentos que capturamos as melhores imagens, você só precisa estar bem posicionado e ter a câmera à mão. Evite fotos posadas. Fotografe a espontaneidade, o inusitado. Saia do convencional.

Aproveite a brincadeira no parquinho, um quebra-cabeças ou um jogo de videogame para fotografar suas crianças. Use a imaginação. Deixe a criança a vontade para demonstrar como é bom ser criança. Deixe que ela, pule, grite, role na grama, pule, corra... Você conseguirá expressões risonhas e cheias de curiosidade! Porem depois de fotografar um sorriso, faça também uma foto seria. Tente fotografar a personalidade da criança. Faça as fotos falarem por si.

4 – Fotografe ao nível da criança
Se for preciso, deite no chão ou se agache. A melhor forma de fotografar crianças e fazer o clique na altura da criança. Ao fotografar de cima para baixo, a foto vai ficar achatada, e a criança vai parecer ser menor do que realmente é. Lembre-se de segurar firme a câmera para evitar fotos tremidas.

5 – Revele as melhores fotos
Revele as melhores fotos, coloque-as em porta- retratos, crie álbuns ou scrapbooks. Alem de bonitos e originais, não deixam que as fotos de seus fiquem esquecidas na memória do computador. Afinal, cada nova fase, cada nova descoberta da criança merece ser registrada, como um grande acontecimento.

2 comentários:

  1. Ótimas dicas. Vou tentar utiliza-las da próxima vez qu eu fotografar meus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Júlia, sempre que puder fotografe seus filhos. Não perca a chance de registrar cada momento da vida dos seus filhos. Eles crecem rápido...

    ResponderExcluir

* Todos os comentários serão lidos, moderados e respondidos.
* Comentários considerados ofensivos, impróprios, ou que contenham palavras de baixo calão poderão ser excluídos.

Obrigada pelo carinho, pela visita e pelos comentários :)
Renata Morais